Um Plano Estratégico de TI, também conhecido como “Plano Estratégico de Tecnologia da Informação” (ITSP) ou “Plano de Estratégia de TI”, detalha as etapas específicas, com datas e entregas, tomadas para implementar a Estratégia de TI (estratégia de tecnologia da informação) de uma organização.
Um Plano Estratégico de TI deve incluir as funções e responsabilidades atribuídas à implementação de cada etapa do plano, e também deve incluir informações de governança relevantes.
A TI não é mais apenas um setor da empresa famoso por ser uma “caixa preta” ou um departamento de suporte e desenvolvimento de softwares subordinado ao CFO (Diretor Financeiro) de uma empresa. Hoje em dia a TI é uma das áreas estratégicas mais importante das organizações existentes e um plano estratégico se tornou fundamental !
Hoje em dia é vital para um negócio que a TI esteja completamente alinhada ao Core Business, portanto a Estratégia de TI se torna uma parte muito importante da Estratégia do Negócio.
A linha entre a estratégia de negócios e a estratégia de tecnologia desapareceu, diz o CTO da ServiceNow, Chris Bedi. “Eles são um e o mesmo.” Fenwick chega a sugerir que não deve haver Estratégia de TI separada da Estratégia de negócios, preferindo chamar o componente específico de TI de Plano Operacional.
@leonlisboa
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