plano de recuperação de desastres de tI

(IT DRP)

O que é um Plano de Recuperação de Desastres de TI

As empresas usam a tecnologia da informação para processar informações de forma rápida e eficaz. Os funcionários usam correio eletrônico e sistemas de telefone Voice Over Internet Protocol (VOIP) para se comunicar. O intercâmbio eletrônico de dados (EDI) é usado para transmitir dados, incluindo pedidos e pagamentos de uma empresa para outra. Os servidores processam informações e armazenam grandes quantidades de dados. Computadores desktop, laptops e dispositivos sem fio são usados por funcionários para criar, processar, gerenciar e comunicar informações. O que você faz quando sua tecnologia da informação pára de funcionar? Há um Plano efetivo ou não ?

Por que contratar um Plano de Recuperação de Desastres ?

Grandes e pequenas empresas criam e gerenciam grandes volumes de informações ou dados eletrônicos. Muitos desses dados são importantes. Alguns dados são vitais para a sobrevivência e operação contínua do negócio. O impacto da perda ou corrupção de dados por falha de hardware, erro humano, hacking ou malware pode ser significativo. Um plano de backup de dados e restauração de informações eletrônicas é essencial.

Etapas Principais

auditoria profunda

Primeiramente, é necessária uma Auditoria de TI muito profunda, que avalie tanto hardware, quanto software, procedimentos, regras de negócios de TI, fornecedores, etc.

análise do Plano de Continuidade de negócios

Caso o cliente tenha um Plano de Continuidade de Negócios então o Plano de Recuperação de Desastres de TI deve estar alinhado com ele.Se o cliente NÃO tiver o Plano de Continuidade de Negócios, auxiliamos a criação deste e efetuamos o Plano de Recuperação de Desastres de TI totalmente alinhado a ele.

conscientização de colaboradores

A parte mais fraca da Segurança da Informção é a Humana. Treinamentos de alerta e de resolução de problemas são extremamente importantes, e isto inclui todos os executivos da empresa, as equipes de TI e o pessoal operacional do negócio.

Monitoramento e Revisão do Plano

O Plano deve ser monitorado, verificando-se seu entendimento, seu funcionamento, e a dos colaboradores envolvidos. Este monitoramento deve ser constante e as revisões feitas sempre que forem necessárias, inclusive a conscientização dos funcionários e terceirizados das empresas.

perguntas frequentes

saiba mais sobre Plano de Recuperação de Desastres de TI

O que você chama de "Desastre de TI" ?

"Desastre de TI" é qualquer tipo de incidente que gere a parada da Tecnologia da Informação (TI) de um negócio. Alguns exemplos : problemas com fornecedores (de internet, de softwares ou de banco de dados, etc), erros sérios cometidos por funcionários da empresa, interrupção de energia elétrica na região onde sua empresa fica, incêndios, problemas sérios em data centers utilizados por seu negócio, invasão e roubo de informações empresariais por criminosos virtuais, etc.

Por que os colaboradores da minha empresa precisam ser treinados ?

Para reagirem com rapidez e eficiência na resolução do problemas que ocorrerem e assim a empresa voltar à normalidade o quanto antes. Tempo é dinheiro, e quanto mais tempo parada a TI de um negócio, maior o prejuízo que isto acarreta para este negócio. A ação deve ser extremamente rápida e precisa. Basta pensar na necessidade de treinamento contínuo contra incêndios exigido pelo Corpo de Bombeiros.

Por que monitorar continuamente o IT DRP ?

Porque sempre podem surgir novos riscos. Um exemplo é que novas tecnologias estão sempre sendo criadas, e são passíveis de erros ou invasões. O monitoramento contínuo do Plano de Desastres de TI permite que uma nova ameaça seja mapeada a tempo de se criar um planejamento correto para combatê-la e se faça o treinamento do pessoal da empresa para enfrentá-la, minimizando ou anulando os riscos a que o negócio está sujeito.

O que é um Plano de Continuidade de Negócios ?

Um Plano de Continuidade dos Negócios (BCP) é um documento que descreve como um negócio continuará sua operação durante uma interrupção não planejada dos seus serviços. É mais abrangente do que um plano de recuperação de desastres e contém planos de contingência para processos de negócios, ativos, recursos humanos e parceiros comerciais, ou seja, considera todos os aspectos do negócio que podem ser afetados. Por isto que o Plano de Recuperação de Desastres de TI precisa estar alinhado ao BCP da empresa.

Minha empresa não tem um BCP. O que faço ?

Mesmo que a sua empresa não tenha um Plano de Continuidade de Negócios (BCP) você pode contar conosco ! Possuímos os conhecimentos e experiência necessários para fazer o BCP do seu negócio em conjunto com o Plano de Desastres de TI (IT DPR).

O IT DRP é somente para empresas de médio e grande portes ?

Não. TODAS as empresas devem ter um planejamento para o caso de sua TI parar, seja por questões técnicas, desastres ambientais, problemas com seus colaboradores ou problemas com fornecedores ou ação de criminosos digitais. Basta pensar o seguinte : "Quanto tempo a minha empresa aguenta sem a TI funcionando ? " ou "Qual o tamanho do prejuízo do meu negócio com a parada da TI ?"

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