plano estratégico de tI

(Information Technology Strategic Plan - ITSP)

O que é o Plano Estratégico de TI

Um Plano Estratégico de TI, também conhecido como “Plano Estratégico de Tecnologia da Informação” (ITSP) ou “Plano de Estratégia de TI”, detalha as etapas específicas, com datas e entregas, tomadas para implementar a Estratégia de TI (estratégia de tecnologia da informação) de uma organização.

Um Plano Estratégico de TI deve incluir as funções e responsabilidades atribuídas à implementação de cada etapa do plano, e também deve incluir informações de governança relevantes.

Principais objetivos do Plano Estratégico de TI

Porque contratar este serviço

A TI não é mais apenas um setor da empresa famoso por ser uma “caixa preta” ou um departamento de suporte e desenvolvimento de softwares subordinado ao CFO (Diretor Financeiro) de uma empresa. Hoje em dia a TI é uma das áreas estratégicas mais importante das organizações existentes e um plano estratégico se tornou fundamental !

Hoje em dia é vital para um negócio que a TI esteja completamente alinhada ao Core Business, portanto a Estratégia de TI se torna uma parte muito importante  da Estratégia do Negócio.

A linha entre a estratégia de negócios e a estratégia de tecnologia desapareceu, diz o CTO da ServiceNow, Chris Bedi. “Eles são um e o mesmo.” Fenwick chega a sugerir que não deve haver Estratégia de TI separada da Estratégia de negócios, preferindo chamar o componente específico de TI de Plano Operacional.

perguntas frequentes

saiba mais sobre Plano Estratégico de TI

Mas por que minha empresa precisa de um Plano Estratégico de TI ?

As organizações que não têm uma estratégia de TI em vigor são semelhantes a organizações sem noção à deriva no mar do mercado do século 21, sem leme e sem direção. Além disso, com a tecnologia se tornando a norma ao invés da exceção, as organizações não podem se dar ao luxo de simplesmente ter uma estratégia de TI básica e, em vez disso, devem atualizar uma estratégia de TI abrangente que esteja alinhada com seus negócios e estratégias corporativas. Com a rápida disseminação da TI (Tecnologia da Informação) e o aumento da interconexão e conectividade no mundo contemporâneo, ter uma estratégia de TI deixou de ser um luxo para as organizações e, na verdade, tornou-se a própria necessidade de sobrevivência. Isso significa que, para que as organizações aproveitem o poder da TI, aproveitem as sinergias entre seus processos de negócios e capitalizem as eficiências das economias de escala, elas precisam de uma estratégia de TI robusta, coerente e proativa. Além disso, com a TI se tornando onipresente, não é mais o caso de a estratégia de negócios por si só ser suficiente e o alinhamento da estratégia de negócios com a estratégia de TI tornou-se fundamental.

Como começar a Estratégia de TI ?

Uma estratégia de TI típica, assim como uma estratégia corporativa, deve primeiro realizar uma análise interna e externa, que forneceria uma orientação sobre o alinhamento entre seus pontos fortes e oportunidades e pontos fracos e ameaças.

Existem etapas rígidas para um Plano Estratégico de TI ?

A Estratégia de TI não precisa seguir uma série específica de etapas e, freqüentemente, não o faz. Situações diferentes exigem um ponto inicial e final diferente e as etapas intermediárias. No entanto, um processo bem definido e pode ajudá-lo a criar um plano estratégico de TI eficaz.

Existe algum motivo principal para se ter um Plano Estratégico de TI ?

O principal motivo pelo qual as organizações optam por uma estratégia de TI é reduzir os gargalos operacionais, realizar economias de escala e derivar valor da tecnologia. Uma boa estratégia de TI pode garantir o resultado bem-sucedido de todos esses objetivos. Assim, seria capaz de enfrentar com sucesso os desafios externos, como o aumento da concorrência nesses mercados. Uma estratégia de TI bem pensada também pode ser uma fonte de vantagem sustentável.

O que NÃO É um Plano Estratégico de TI ?

Um Plano Estratégico de TI NÃO é tático ou prescritivo, e nem é um documento estático que nunca deve mudar. Primeiro porque este tipo de plano é uma estrutura para permitir que os gerentes departamentais tomem decisões e implementem soluções que apoiem o Plano Estratégico Geral. É imprescindível existir esta capacidade de tomada de decisão para obter suporte à estratégia. Em segundo lugar, o Plano Estratético de TI deve ser construído para permitir atualizações e se adaptar às mudanças de mercado.

Quanto tempo é necessário para criar e implementar o Plano Estratégico de TI em minha organização ?

Depende de algumas variáveis, como o tipo de organização, se já existe ou não um Plano Estratégico Empresarial, a complexidade estrutural da empresa, o posicionamento da Alta Direção ou do Board Executivo, por exemplo. Mediante nossa experiência podemos dizer que pode demorar alguns meses ou até mesmo 2 anos.

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